terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

laboratório 7ª série

 

Essa aula tem objetivos específicos, sendo o principal utilizar a internet como ferramenta de apoio ao aprendizado:

1- Vamos trabalhar um pouco sobre a colonização das Américas, para reforça o conteúdo da última aula e também para analisar algumas diferenças e semelhanças na forma de colonizar dos europeus.
2- Vamos analisar vídeos produzidos por alunos que tiveram como objetivo conciliar o conteúdo com imagens, músicas e artes cênicas. Leia primeiro meus comentários antes de acessar o vídeo.

Vídeo 01 
Esse vídeo tem uma música  interessante, obviamente há uma intenção nisso. Qual será? A partir do minuto 3:39 é assunto que vamos analisar no segundo trimestre, a Independência das Américas Espanholas, mas não custa nada dar uma espiadinha.

Vídeo 02
Gosto muito de observar vídeos feitos por alunos e sei que muito deles são usados por outros alunos para pesquisas escolares. Por isso quando você produzir um vídeo, atenção à escrita, nunca deixe de revisar seu vídeo antes de publicar. Essa galera que produziu esse vídeo, fez com que as imagens fossem bem dinâmicas, isso desperta a atenção de quem assiste. Utilizou também imagens de filmes que aborda o tema. A música não foi escolhida por acaso, por isso coloquei o link abaixo contendo a tradução. Aprenda a ser um analista nato de vídeos e outras fontes na internet, para que informações erradas não sejam passadas como certas, ok? Nessa geração web 2.0 tudo pode acontecer e vocês fazem parte da mesma.

letras.terra.com.br/rammstein/101007/traducao.html Perceba que ela fala de itens que temos na América, não seria um tipo de colonização?

Vídeo 03
Esse alunos foram mais criativos, inseriram cenas produzidas por eles mesmos. Nesse caso, o tempo fica mais disponiilizado para ação deles e não para informações. Certamente, anacronismos acontecem nesses casos também, mas a arte cênica é uma ferramenta muito produtiva para elaboração de vídeos. Eles no início, citam a questão religiosa na Inglaterra. Lembre-se do que estudamos ano passado, Reforma Protestante, Contra Reforma e a fundação da Igreja Anglicana. Precisamos entender a colonização inglesa e a formação das Treze Colônias, no segundo trimestre também trabalharemos a Independência das mesmas.

Vídeo 04
Essa galera fez um ótimo trabalho, utilizou boas imagens, escolheu uma ótima música e deu tempo necessário para que se possa ler seus textos. Conforme a Lei 10.339/2003 temos que estudar a História da África e Cultura Afro-Brasileira. Não é fácil ser descendente de seres humanos escravizados e forçados à condição de objetos utilitários, também é difícil descobrir-se descendente dos escravizadores. É preciso entender que o sucesso de uns tem o preço da marginalização e da desigualdade impostas a outras. Cabe a nós lutar contra essa herança de preconceito, racismo e desigualdades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário