sábado, 24 de março de 2012

6º ano - Filme 10.000 a.C

Confesso que nunca tive o menor interesse em assistir 10.000 a.C, mas com a insistência de alguns alunos e comentários de quem já assistiu, resolvi dar o braço a torcer. Sempre utilizei em sala o clássio A guerra do fogo (apesar do dilema sobre as cenas de sexo e violência, ainda que indicado para alunos de 10 anos). Bem, assistindo o filme 10.000 a.C comecei a ficar em estado de choque! Como assim? Tipo assim? Talvez eu esteja errada... pois não é possível erros tão crassos em um filme que leva esse título. 

Após assisti-lo naveguei em alguns sites para confirmar minhas suspeitas e ufa... até que eu sei um pouquinho de História, menos mal. Li sites de defesa do diretor, afirmando que ele tem a liberdade de fazer como quer. Tá meu filho, mas depois que os alunos acreditam no que assistem, sobra é pra nós em sala de aula. Agora entendo porque meu sobrinho na quinta-feira passada me perguntou como as pirâmides tinham sido construídas e quando eu comecei a tentar explicar ele disse "foram os mamutes que levaram as pedras". Pensei comigo mesma "está me enrrolando para não estudar espanhol!". Agora eu entendo TUDO!

Inclusive li um site onde a professora passa um trabalho utilizando como fonte o filme... céus! Conclusão, meninos e meninas, passarei o filme, eu prometi, mas terei que falar o tempo todo, citando alguns detalhes imbecis que estão no filme. 

Tipo:
Mamute no Egito? Esse animal de grande porte é bem peludo, sobreviveria ao calor do Egito? E pequeno detalhe, ele foi um animal que habitou o norte: da Ásia e da América. Não sobrinho, não foram eles que construíram as pirâmides do Egito. 

Falando em Egito, no filme as pirâmides já estao em construção. Outro pequeno detalhe, o auge dessa sociedade foi de mais ou menos 4.500 a.C (sempre jogo a data mais ou menos por alto). Construção de pirâmides então, só há 2.500 a.C. 

O amor romântico na Pré-História, sinceramente, não vou nem comentar. Me nego!

Gente! O que aquele Tigre-Dente-de-Sabre está fazendo ali, todo dócil depois de ter sido salvo pelo mocinho? Ele foi um animal do continente americano. 

Pimenta e sementes de milho? Como assim? São vegetais da América também!

As aves carnívoras também são da América e foram extintas há muitos anos, muitos mesmo. Tipo 2 milhões de anos. 

O cavalo então nem se fala, pois foi um animal domesticado apenas 3.500 a.C. 

Parece que vi espadas e objetos cortantes? E algemas de ferro? Caraca! Sua utilização por alto começou há 3.500 a.C. 

Essas datas são importantes SIM! Há 10.000 a.C o homem estava no período Mesolítico (termo que nem ensino para meus alunos do 6º ano, eles vão estudar a Pré-História com mais detalhes no Ensino Médio). Período entre o Paleolítico (caça e coleta) e Neolítico (agricultura). Período da última Era Glacial (o diretor pelo menos nisso acertou) e início da Era Geológica que estamos até hoje. Período da formação de desertos, florestas tropicais e rios (falando em rios, os barcos só começaram a ser utilizados 4.000 a.C, logo aqueles lindos barcos navegando no Rio Nilo, também é sem noção.)

E no filme parece tudo tão pertinho né!? O povo oriental perto do povo caucasiano, bem pertinho dos povos africanos. Locais montanhosos e gelados que se misturam com florestas de aspecto tropical e os desertos. Oh! Coisa de louco! Vai tentar tirar isso depois da memória do aluno!

Finalizando: Não abro mão do clássico A Guerra de Fogo, com todo o seu dilema. 10.000 a.C utilizá-lo só se for para apresentar erros históricos e péssima produção de efeitos especiais.

11 comentários:

  1. gostei do seu desabafo me ajudou muito como base para eu escrever um resumo do que achei do filme e obrigado bjos !

    ResponderExcluir
  2. Nobre professora, é um filme, uma ficção e não um documentário. o que dizer dos filmes "Jornada nas estrelas" e a trilogia "Planeta dos macacos".

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as críticas. Levarei para sala de aula para que eles possam observar esses detalhes. Eu fiquei sem querer passar pra eles Guerra do Fogo, justamente pelas cenas de sexo, fora que as turminhas do 6º ano vibram com 10.000, principalmente pelo desfecho. Mas você tem muita razão nessa crítica. Agradeço o despertar.

    ResponderExcluir
  4. Excelente crítica. Eu fiquei doido achando que a civilização era tão desenvolvida a 10.000 anos kkkkk (fiquei envolvido com o contexto histórico do filme)

    ResponderExcluir
  5. Como era organizada o povo yagal? Tinha reis,presidentes,padras ?

    ResponderExcluir
  6. Quais papéis ocupavam os homens e mulheres nos povos q aparecem no filme?

    ResponderExcluir
  7. Gosto do filme e acho interessante assistir para dicutir com eles toda essa visão de cenas existentes, como os animais, os povos de culturas diferentes e mesmo encontrar com os alunos os erros do filme, mesmo porque como professores de história explicamos antes de assistir qualquer filme, pelo mesnos deve ser assim.

    ResponderExcluir
  8. Como professor de historia, ao exibir o filme gosto sempre de salientar aos meus alunos que, há muitos erros cronológicos no filme, porém, saliento a experiencia vivida no neolítico em relação as comunidades, as formações em tribos... apresento o contexto da pré historia como um geral, e um filme ajuda a visualizar isso, o que na minha visão, facilita a compreensão por parte da criançada. Entendo completamente a sua critica e concordo em alguns pontos com ela, mas utilizo ele da forma que descrevi.

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo, como dizia Graciliano Ramos "a arte não tem compromisso com a verdade", o filme é uma produção artística que tem como objetivo nos entreter. Como todo trabalho desse nível é um bom recurso para trabalhar exatamente suas colocações com a turma: os anacronismos. Pense no filme como aguçador do debate com a turma sobre ficção e História, ou cinema e a História.

    ResponderExcluir
  10. Creio que há erros graves...no contexto histórico..10.000..A.C. não existem espadas de metal..tribos africanas..e povos caucasianos.....juntos...montanhas com neve... próximos a florestas tropicais.. é uma história fictícia..como se 10mil anos passasse em días... será que é outro PLANETA?

    ResponderExcluir